top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

AVÓ DA SEMANA

Todas as semanas vamos ter no separador Avó da Semana — vamos pelo menos, tentar — uma avó diferente, a falar do que é ser avó, dos seus netos, das diferenças entre a sua própria infância ou a dos seus filhos e a dos netos, das histórias que cada uma delas tem com eles... 

No separador Galeria vamos publicar as fotografias que quiserem mandar-nos ou que "roubamos" ao FB.

Por fim no separador Artigos, vamos usar artigos que achamos que têm a ver connosco, com o que vivemos, com o que psicólogos, psicoterapeutas dizem desta relação e dos laços que criamos com os netos ou mesmo avós famosos que escreveram sobre o assunto. 

Esperamos que gostem e que também queiram participar. 

SABEDORIA DE AVÓ: SEJAM ESPERTOS 

 

 

POR PITUXA UVA PESSANHA BARBOSA

 

O nascimento do primeiro filho pode ser uma fase complicada num casal. Juntamente com a imensa alegria que trás um bebé (coisa melhor do mundo) também chegam as noites mal dormidas, a falta de tempo para namorarem, saírem, divertirem-se, chegam as despesas que um bebé dá, às vezes o sentimento de culpa de não se estar a fazer tudo direitinho. O pai nem sempre entende a relação especial que a mãe tem com a cria, que, naturalmente, lhe rouba a atenção que era para ele. Enfim ... são um sem numero de novidades para um casal, que se bastava a si próprio e vivia em lua de mel. Porque o casamento começa no dia em que nasce o primeiro filho, dizem alguns, e eu sou das que concorda com isso. Até lá é tudo um mar de rosas. E se o casamento começa no dia em que nasce esse filho, o casamento pode começar a acabar nesse mesmo dia. E não deve. E não é justo que assim seja. Nem para a criança, nem para os pais. Há que se ser esperto. Há que se saber ver que é só a coisa melhor que lhes podia ter acontecido e levar essa benção a um patamar intocável. A mãe tem que ver o lado do pai, que de repente não se pode sentir posto de parte, o pai tem que ver o lado da mãe, que de repente está focada no bebé, a mãe tem que se lembrar que não se pode desleixar no seu aspecto, na sua casa, porque dá para se ser mãe e mulher ao mesmo tempo, O pai tem que a tratar com o mesmo carinho e mimo. E juntos têm que vencer as novidades. E aceitarem toda a ajuda que aparecer ... as avós, que geralmente são muito disponíveis, uma tia ou uma amiga que adora dar uma mãozinha, seja quais l forem , as ajudam devem ser bem encaradas e aceites, É só uma adaptação. 
E quando a coisa estiver "preta", juntem-se e olhem para o vosso milagre, para o ser que ali está e que conta com vocês ... para sempre e vos precisa juntos, felizes, e amigos. Como tudo, o que custa é a primeira vez ... 
Os casamentos acabam por variados motivos. Não é drama. Antes uma separação que um mau casamento. Que não acabe por causa dos filhos. Porque os filhos são a coisa melhor do mundo. Sejam espertos.

 

 

"O SEGREDO DA FELICIDADE" 
O QUE É QUE NOS FAZ FELIZES? O QUE FAZ COM QUE VALHA A PENA VIVER?

Se pensam que é a fama e o dinheiro, não estão sozinhos — mas, segundo o psiquiatra Robert Waldinger, estão enganados. Enquanto diretor do estudo de 75 anos sobre o desenvolvimento adulto, Waldinger tem acesso sem precedentes a dados sobre a verdadeira felicidade e satisfação. Nesta palestra, descreve três importantes lições aprendidas com esse estudo, assim como a sabedoria prática, velha como a Sé de Braga, sobre como construir uma vida longa e preenchida. 

 

Vale a pena ouvir (ou ler a tradução) desta palestra de 12 minutos para ficar a saber!

 

 

 


 

 

 

 

There are no items in this list

Please reload

  • Facebook Social Icon
bottom of page