top of page
Cores Primavera Verão 2017

Dantes, passava pelas lojas e entre as montras e uma volta ou outra pelos expositores percebia mais ou menos quais as cores que se usavam, mas agora, com isto de escrever um blog e ter a pretensão de saber o que é moda, tenho que andar a investigar nos infinitos blogs da especialidade. Perco horas sem fim mas tenho aprendido imensas coisas.

Desta vez andei à procura das cores que se vão usar na Primavera e no Verão.

Fazia-me confusão como é que, com tantos desfiles de tantas cores diferentes,  se chegava à conclusão que eram estas e não outras, as cores da estação que vinha aí.

Mas afinal é muito mais simples (enfim...) do que parece: a Pantone, LLC., a maior autoridade mundial em cores, assiste a todos os desfiles e apresentações de moda e identifica quais são as cores que mais aparecem em cada look. No fim seleciona as dez que, no total, mais aparecem e publica o seu famoso relatório, neste caso o Fashion Color Report Spring 2017. E este ano são estas as cores.

http://www.lilianpacce.com.br

http://pantone.com.br

http://followthecolours.com.br

Leggings 2017

Continuamos a usá-las porque são confortáveis. Hiper-confortáveis.

Em 2017 a primeira coisa que vemos em todas as fotografias de streetwear (e quem quer guiar-se pelas fotografias de passerelles que apresentam modelos que ninguém consegue usar?) é que as leggings se usam com botins curtos, com scarpins se quiser um visual mais elegante ou com ténis, brancos, de preferência.

Se forem de pele são top, mas as mais normais, aquelas que dantes nós só levávamos para a ginástica, usam-se igualmente.

E não pense que é preciso ter uma figuraça para as podermos pôr, nós, comuns mortais, só temos que as combinar com as peças certas!

Se temos uma certa barriguinha (a maior parte de nós, na verdade) temos que a tapar com uma túnica ou camisa mais comprida! Um blazer que tape o rabo para quem tem as ancas largas disfarça-as, principalmente se for escuro. E se for mais gordinha saiba que as leggings não a engordam forçosamente. O que é indispensável em primeiro lugar, é que sejam escuras. A camisa/túnica deve ser igualmente escura — se for da mesma cor melhor. E depois experimente pôr um blazer/casaco por cima duma cor mais clara/viva e olhe-se ao espelho. Quer apostar que emagreceu uns 5 quilos?

As únicas pessoas que não devem pôr leggings são as baixinhas porque correm o risco de ficarem atarracadas.

Eu, gosto de desníveis, por isso gosto de camisas/túnicas mais compridas do que um blusão de jeans por exemplo, e nestas fotografias o modelo com o cachecol mais comprido é o meu preferido

Um acessório indispensável!

“On dit” que as Francesas chiques têm aquele “je ne sais quoi” que as faz, duma maneira fácil, simples, estarem “bem”!

E. se repararem, há um acessório que elas usam e abusam e que as faz estar imediatamente um degrau acima de qualquer outra mulher: um lenço, uma echarpe, qualquer coisa esvoaçante, de seda ou cetim à volta do pescoço, com mais ou menos voltas, apenas com um nó atrás do pescoço, caído dos dois lados...

(blog WhoWhatWear)

Sweatshirts com capuz... fazem moda!

Não, não é para ir para o ginásio, é mesmo para usar no dia a dia, para ir trabalhar ou sair. As swaetshirts com capuz estão na moda! Para mim foi uma novidade espetacular porque uma sweatshirt é a coisa mais confortável e quentiiinha do mundo!! A questão, como sempre é saber usá-la de maneira a que não fiquemos “brega”. Aqui vão algumas fotografias que podem ajudá-la. 

Jeans não têm idade

Um inquérito feito pelo The Guardian a 2 000 pessoas chegou à (triste) conclusão que a partir dos 53 anos (precisamente 53) não podemos usar jeans por uma questão de estética. Segundo os inquiridos os jeans não têm um ar arranjado e quanto mais velhos somos, maior necessidade de estarmos arranjados, temos. De usar roupa… composta. Straight. Séria.

Não posso estar mais em desacordo! Jeans não têm idade. Podem ter um ar desleixado, claro, mas qualquer tipo de roupa pode ter esse aspecto.

Uns jeans bem cortados com os sapatos certos e a fazerem conjunto com uma camisola/t-shirt gira, um blaser – que se usam outra vez -  ou uma camisa clássica, são fashion qualquer que seja a idade que tenhamos. Por mim, tenciono usá-los até pelo menos aos 73.

E para quem goste (e possa) porque não jeans rasgados?

Veludo

A moda está a ficar outra vez mais luxuosa e esta tendência arrasta o veludo com ela. É por isso que o material do inverno 2017 é definitivamente o veludo, nomeadamente o veludo cristal.

Mas não é apenas em festas que o vemos; no dia a dia misturado com peças práticas, fica top! Eu vou tirar uma camisa beringela de veludo cristal, que tenho guardada há mil anos, do fundo do meu “baú” e vou usá-la com os meus eternos jeans. 

Camisolas 

Definitivamente as camisolas estão na moda. Ok, eu sei que sempre se usaram. Mas de uma certa maneira, envergonhadamente, postas apenas em cima das camisas naqueles dias em que não sabemos mesmo o que havemos de tirar do armário. 

Agora não. Agora voltaram em toda a sua pujança! Enormes, de lã grossa, com torcidos, ponto de arroz, mangas largas...

Usam-se compridas com jeans e scarpins (outra moda que veio para ficar e fica lindamente com calças skinny) ou com botas acima do joelho.

O quê, somos Avós e não podemos...? Que ideia! Podemos e devemos! Ficamos estupendas!!

Também há camisolas curtas mas nesse caso deixe a fralda de fora para dar um ar modernaço ao look.

Não resisti a postar uma fotografia do 'outfit' (uma palavra que aprendi ultimamente) que eu gosto mais, o da saia de rendas e da camisola cor de vinho. Ando a namorá-lo há pelo menos dois anos!

Sapatos Dancer ou Christy:  Uma moda muito elegante
As camisas enlouqueceram!

Adoro camisas. Principalmente camisas brancas. Não sei quantas tenho nem há quantos anos tenho algumas delas.

Seguramente mais do que vinte. A moda vai e vem, e algures no meu armário há sempre uma camisa que se adapta à moda do ano.  

Mas este ano parece-me que vou ter que comprar alguma... 

Até agora, as camisas eram clássicas, inspiradas nos modelos masculinos, sem história, não era? Esqueçam!

As camisas agora são enooormes, com mangas extralongas a ultrapassarem os dedos, ou com mangas flare — alargam para baixo, são uma espécie de boca de sino. Também as há sem ombros para usar com jeans ou saia lápis e saltos altos, e ainda cheias de folhos, no decote, nas mangas ou mesmo por toda a camisa. 

É. Este ano parece-me que vou ter que comprar alguma... Não que me importe, claro. Adoro camisas! 

Os Ténis estão com tudo!

Graças a Deus que os estilistas começaram a pensar que os nossos pés têm que ser poupados aos saltos agulha de 20 cm. Ou aos saltos agulha de 10 cm. Ou a quaisquer tipo de saltos!

Este ano, em todas as passereles, os sapatos de ténis deram

cartase finalmente podemos sair para a rua confortavelmente calçadas sem ser para ir fazer qualquer tipo de ginástica!

 

Por mim tenciono calçá-los seja com que toillete for! 

A nova maneira de usar jeans

O que vale é que a moda está sempre a reinventar-se, senão corríamos o risco de enjoar definitivamente a mais indispensável peça do nosso guarda roupa: os jeans.

E se duarnte o Verão era absolutamente obrigatório usá-los pelo meio da perna, agora, para se estar na moda, é preciso dobrá-los como mostram as foografias. 

Uma coisa deve ser dita a bem desta nova moda: é prática. 

Fotografias copiadas de Steal the Look

Texto inspirado em: Steal the Look

Inverno 2016/2017
Bóinas: nas nossas cabeças 

Ténis

Bermudas

 

Voltaram.

Um pouco acima do joelho, pelo joelho ou ligeiramente abaixo, justas ou mais largas, as bermudas voltaram e vão ficar ainda por uns tempos, na moda.

O que, para nós que temos mais uns anitos do que... sei lá, do que muita gente, e achamos que calções mais curtos já não nos ficam bem, é muito bom uma vez que as bermudas não exigem uma figura tão... esguia.

Mas usar bermudas não é linear e há muito quem se interrogue sobre com o que é que as há-de conjugar. Andei por aí a navegar e descobri algumas maneiras fáceis e giras de as pôr.

Lá vai:

  • Se você for para o baixo, esqueça. Há peças que lhe ficam bem melhor! As bermudas diminuem as pernas e portanto achatam a silhueta.

  • Use-os com partes de cima femininas e tenha cuidado com os sapatos: podem estragar todo o seu visual

  • A propósito de sapatos vs bermudas: saltos altos alongam a silhueta tornando-a mais elegante, mas se as suas pernas forem grossas prefira um salto mais grosso porque os saltos mais filnos engrossam as pernas, por contraste. Sapatos mais baixos são para o dia e para um look mais desportivo calce uns ténis – que aliás este Verão estão com absolutamente tu-do!!

  • Com blazers ou casacos a três quartos : disfarçam a barriga e o blazer dá-lhe a formalidade suficiente para poder usar as suas bermudas novas no local de trabalho. Se o tecido for riscado (alfaiate) reforça este look assim como sandálias ou sapatos com um de salto médio.

  • Se tiver braços para isso, use-as com camisolas sem mangas ou bustiêrs, se quer tapar uns braços mais gordinhos, ponha-as com uma t-shirt.

  • O look monocromático afina o corpo e as bermudas lisas ajudam a diminuir as ancas.

— E por fim, as bermudas de jeans, mais compridas, mais curtas, mais ou menos justas, rasgadas ou apenas coçadas, são imprescindíveis no seu guarda roupa.

 

 

 

http://moda.culturamix.com

http://www.sitedebelezaemoda.com.br

http://modices.com.br

As pessoas mais bonitas que conheço só se vestem de si próprias
independentemente da idade que têm 

(Não são espantosas? Quando for grande quero ser como qualquer delas!)

Acessórios: palavra-chave: exagere!

Sabe aquela maxima “Menos é Mais”?

Esqueça!

Se a roupa é minimalista, em termos de acessórios a moda este Verão —  e a continuar no Inverno — é grande, enorme e gigante!

Quanto maior melhor. Quanto mais, mais fashion. 

Os anéis sâo para pôr em todos os dedos, as pulseiras de grandes proporçõs cobrem os braços praticamente até ao cotovelo, os colares são exagerados e vale sobrepô-los uns aos outros, modelos mais simples misturados com modelos mais arrojados e as gargantilhas voltaram, sozinhas ou concertadas com outros colares.

Os brincos são maxi, com correntes, franjas e pingentes e são muitas vezes protagonistas de toda a toilete.

E, calcule, pode e deve usar tudo ao mesmo tempo!As combinações ficam ao critério da sua criatividade!

Fontes: blogdedeusa.blogspot.com; pt.aliexpress.com; fabianascaranzi.com.br; surgencia.com.br;tipsbf.wordpress.com

Biquini Hotpants

Este ano a Beachwear vem carregada de cores e  detalhes e, prepare-se!, o que se destacou nas passerelles foi um modelo que – finalmente!! – é ideal para as Avós sem Nós, mesmo para aquelas que estavam a pensar deixar de lado o biquini porque as dietas não deram o resultado espardo: o biquíni retrô, inspirado nos anos 40, e usado por modelos e atrizes de cinema que faziam parte do universo pin-up de Marilyn Monroe. Uns “hotpants” uns shorts, muito curtinhos e com a cintura alta, acima do umbigo, deixam o corpo menos à mostra, mas, são muito sensuais, femininos e românticos. Para além dos “hotpants” este biquíni tem outras referências à época “pin up” como as bolinhas e as riscas navy mas as cores são mais alegres.

E são ideais para todos os tipos de corpos!

 

P.S. – Outra tendência muito vista nas passerelles – mas bastante contraditória – é o fato-de-banho de manga comprida. Mas só quem quer ir apenas para o bar da praia é que poderá querer usar um fato-de-banho manga comprida. Digo eu. 

O romantismo dos laços está de volta.

Grande destque na NYFW, Michael Kors, Tommy Hilfiger e Ralph Lauren, apresentaram colecções em que os laços brilharam, trazendo de volta o romantismo.

Tem algum baú lá em casa? Então vá buscar os laços que, com certeza estarão lá guardados porque esta moda veio para ficar durante mais umas temporadas.

Ou pegue numa fita ou num lenço e faça você mesma um laço no pescoço! 

 

Camisas, camisas, camisas!

Não há que enganar: as camisas, reinventadas, vieram para ficar. Desde a camisa masculina, à mais estruturada ou com mais detalhes, é uma peça que não pode faltar no seu guarda roupa.

O que vale é que todas nós as temos. Ou se não temos, vamos às gavetas dos nossos maridos e resolvemos o assunto. 

Não estão exactamente à moda? Não faz mal o truque está em como as usa: entale-as nas calças displicentemente, apenas à frente, deixando a parte de trás solta. Ou entale apenas uma das abas.

Enrolar as mangas dá-lhe um ar descontraído e leve.

Ou, se estiver para isso, mande acrescentar uns punhos extra grandes, Ou umas mangas em balão ainda maiores apertadas abaixo do cotovelo. Tire algumas ideias das fotografias abaixo. Evidentemente, pode sempre dirigir-se à sua loja preferida... e comprar uma... ou muitas! 

Moda Usável

Que é que interessam os desfiles de moda se a maior parte dos modelos que se apresentam é impossível de usar no dia a dia por qualquer ser humano normal?

Quer dizer, o tamanho das saias, dos calções, os buracos (fendas, dizem) por todo o modelo que descobrem mais do que o tecido tapa, os saltos agulha de 47cm de altura, os decotes  ou mesmo os penteados e o make-up são completamente impraticáveis no nosso quotidiano! Nem sequer podemos ter uma ideia das cores porque cada costureiro – ups, estilista – decide qual é a mais bonita... e decidem todos cores diferentes.

 

 

1 - Vestido-camisa:  no tempo da minha mãe chamavam-lhe Chemisier, um nome bem mais chique, confessem! Mas seja como for é assim como que uma camisa mais comprida.

Usa-se com cinto grosso ou fino, ou sem ele, com blazer ou um trench-coat por cima se quiser dar-lhe um ar mais executivo. Além disso fica bem em quase todos os feitios de corpo, o que não se pode dizer de muitas peças.

Felizmente inventou-se uma “passerelle” chamada “Street Wear” essa sim feita de pessoas normais (mais ou menos) que se vestem com a roupa que têm nos armários para ir às compras, passear o cão, ou almoçar com uma amiga. É nessa “passerelle” que, acho eu, temos que ir buscar a inspiração para o nosso próprio guarda-roupa, porque, essa sim, é uma moda usável, uma moda friendly – se tudo hoje em dia é friendly, a moda também pode ser!

Andei a espiolhar a net e cheguei à conclusão que para ficar na moda temos que ter no nosso armário as seguintes peças:

2 – Riscas: de preferência azuis e brancas, muito náuticas. Vamos vê-las em t-shirts, conjugadas umas com as outras, ao alto, ao baixo, ao viés... às riscas. 

3 – Cortes assimétricos: ... mas alguma vez saíram de moda? Do meu armário não saíram, por isso tenho a sorte de estar na moda depois de anos a estar fora dela. Mas esta é uma tendência que eu gosto mesmo e vou usar sempre. 

4 – Bicharada: também não dei por terem saído de moda. Leopardo, zebra, tigre... Exagere nos acessórios, seja criteriosa nas peças de roupa propriamente ditas. Este é um avisado conselho que todos os blogs de moda, dão. 

5 – Caqui/verde militar: para além do branco, beije e preto, o caqui está em muitas colecções e vemo-lo muito nas “streets”.

 

P.S. Reparem no pormenor do caqui com o cor-de-rosa forte! 

Boho 
Um estilo  inultrapassável no Verão 2016

Boho é uma palavra que se tornou popular em 2002 quando foi usada pela jornalista australiana, Laura Demasi, para descrever o look cigano que estava na moda na altura, mas a sua influencia é claramente hippie dos anos 60, quando a maxi-saia era obrigatória as flores no cabelo um “must”. Boho é um estilo que inclui roupas leves, largas, flutuantes e coloridas, com padrões vintage, muitas, mas mesmo muitas pulseiras, grandes colares e anéis etnicos. O cabelo e maquilhagem “ao natural”, completam este visual que não só é confortável e prático, mas também fácil de compor.

Vestidos e Macacões 

Vestidos e macacos são A moda! Lisos ou estampados, são mais soltos ótimos para as nós, as mais cheinhas para escondermos os "excessos" do Inverno.  

As Calças
 

Voltaram as calças á boca-de-sino, por isso se tem algumas guardadas aproveite e volte a pô-las a uso. 

Jeans justos (ou quaisquer outras calças no género) usados com scarpins ficam super!

Continuamos com calças largas mas a grande novidade nas calças é o comprimento acima do tornozelo. Podem ser justas, a direito, ligeiramente á boca de sino ou largas. O comprimento da moda é acima do tornozelos

 

CONTACT
As Saias 
 

Anos 70.

Abaixo do Jielho e rodadas.

Ou seja, ideais para quem tem pernas compridas e uma cintura fina... o que não é o caso de nenhuma de nós. Seja como for, é esta a tendência por isso, nada a fazer. 

Use-as com saltos altos e se gostar em look total duma das cores deste Verão, mas como vê pelas fotografias, as flores também estão de volta no estilo Woodstock.

Tenha cuidado com os acessórios. As flores por si só já a destacam, por isso todos os acessórios devem ser pequenos e simples. 

Branco sempre!
A Preto e Branco 

moda para avós sem nós

Não é preciso passarmos a usar saias até aos pés e camisas de laçada chegadas ao pescoço no dia em que descobrimos que já temos, ou estamos perto do meio século de vida! Aquilo que usamos é apenas e só uma questão de estilo e atitude, por isso a moda é sempre aquela que fazemos! E o bom senso é parte fundamental desta atitude. Para dar um exemplo, se formos para a praia e a nossa figura ainda o permitir, podemos e devemos usar calções, mas na cidade, onde vemos – e invejamos - tantas teenagers com esta peça de roupa, ficaremos no mínimo ridículas. Dito isto, há algumas “regras” que nos podem ajudar a ser elegantes – a palavra chave para a nossa idade – sem sermos “nem liceu, nem museu”.

A ideia é,como sempre, destacar os pontos fortes do corpo e disfarçar os fracos.  

 

Tecidos e Estampas

 

Evite modelos muito justos ou tecidos com strech que, sim, marcam tudo o que devem mas principalmente o que não devem. Aposte em seda que tem um caimento sempre bonito, linho e malhas de algodão.  

Estampas muito delicadaspodem parecer infantis, mas cuidado se, pelo contrário, são grandes demais, pois podem ampliar a sua silhueta. O padrão geométrico está na moda, assim como as bolas e o inevitável leopardo ou cobra que nunca sai da moda. 

Na dúvida opte pela discrição nas estampas que não a deixa errar. 

 

Cores

 

Todas, desde que combinadas com bom gosto.

A ousadia,se for o seu género, pode ser uma opção, como nesta combinação de Sarah Jessica Parker, mas há combinações clássicas de cores que nunca falham. 

Se usar uma peça com uma cor mais viva, bordada ou estampada, e tiver duvidas sobre o que usar com ela, combine-a com peças clássicas.

Comprimento

 

Francamente é o comprimento que lhe apetecer. Senão veja: há quem afirme que o comprimento ideal para as saias é logo acima dos joelhos mas por outro lado o que vemos nas passagens de modelos é que o comprimento está a descer e abaixo do joelho é uma opção que se usa muito em saias tipo lápis Se a saia for rodada, use-a um nadinha mais abaixo e por fim, as minissaias, desde que não sejam excessivamente curtas, e você tenha a figura certa, não estão de todo proibidas.

Uma regra: Evite calças de cintura descida ou camisas que deixam a barriga à mostra. Saiba que a cintura subida alonga a silhueta. 

Decote

 

Evite decotes muito ousados ou cavados. Há poucas mulheres da nossa idade que aguentem um decote cai-cai e se é o seu caso ponha de lado roupas com esse tipo de decote. 

Decote em barco é uma boa hipótese assim como decote em bico discreto.

Use e abuse de modelos com decotes nas costas. Evite modelos sem mangas se os seus braços já tiverem aquele músculo... bem, não vamos falar disso! Senão, deixe-os e aos ombros nus.

bottom of page