TIPOS DE AVÓS: 3 - A AVÓ ECOLÓGICA
- Por: Mafalda Belmonte
- 28 de mar. de 2016
- 3 min de leitura

A Avó Ecológica ainda hoje está para saber como é que tem coragem de pintar o cabelo com todos aqueles químicos que vão cano abaixo poluir os rios e o mar. O que vale é que usa normalmente o cabelo curto e por isso o dano é menor... ou é para o dano ser menor que usam o cabelo curto? Bom, para o caso é indiferente, e felizmente hoje em dia, o cabelo a branquear começa a ser moda, por isso em breve esse espinho crvado na sua garganta, ser-lhe-á retirado.
Uma avó ecológica veste-se com tecidos naturais, tipo linho e algodão e, se possível, seda. Se vir uma “avó” de meia idade (55 anos, vá!) a vasculhar a etiqueta de instruções duma peça de roupa, pode ter a certeza que é uma avó ecológica... ou então, Deus nos livre e guarde, é o oposto, e o que ela quer saber da etiqueta das instruções é se tem fibra suficiente para não ser preciso engomar a peça!
Uma avó Ecológica é simplesmente incapaz de entrar num chinês! Tudo o que lá há é de plástico, fibra, ou foi feito por crianças! Hoje em dia, as lojas de bairro também já não lhe deixam muitas opções porque com a concorrência chinesa do mercado, o que querem é vender barato e isso, já se sabe, reflete-se na qualidade dos tecidos. Por isso este tipo de avó já tem determinadas lojas onde “se gasta” como diria a minha amiga Rosarinho. No entanto, a verdadeira Avó Ecológica calcorreia quilómetros para conseguir encontrar uma loja que tenha o modelo e o tecido certos. Porque o modelo também interessa, neste caso: a fotografia à direita define bastante bem o tipo de modelo que ela gosta: confortável mas moderno, com bom corte e bom gosto. O género hippie, saias compridas e túnicas indianas, assenta-lhe igualmente bem. As sandálias que esta Avó usa no Verão também a denunciam: são invariavelmente de corda, cortiça ou um qualquer material reciclável que ela foi buscar não se sabe onde! E são giras!!
Se uma Avó Ecológica tem uma casa com uma varanda é certo e sabido que tem uma qualquer espécie de horta horizontal onde cultiva alguns legumes e ervas de cheiro com um carinho que, acha ela, não pode deixar de se transmitir às plantas e portanto a quem as ingere. Consegue até ter uma produção de tomate e pimentos suficiente para todo um Verão e ainda fazer algumas conservas.
Os pais dos netos das avós ecológicas têm alguns problemas em obriga-los a calçarem os sapatos depois de uma temporada em casa da avó, de onde vêm com álbuns “hand-made” com folhas e pétalas de flores, coroas de penas de pássaros (normalmente pombos... iac) e presentes feitos com toda a espécie de desperdícios, que são obrigados a guardar até os filhos casarem - nessa altura passam, aliviadas, todas aquelas obras de arte para casa das filhas ou das noras.
Os netos destas avós adoram-na porque elas os deixam fazer sempre aquilo que nenhuma outra avó deixa, desde mexer na terra até ser impossível tirar o sujo das unhas e de dentro das orelhas, até irem com os netos apanhar chuva, e chapinhar nas poças de água: a seguir dá-se-lhes um bom banho quente, qual é o problema? Claro que já foram ver o nascer do sol, coisa que ninguém lá na escola fez alguma vez na vida, e sabem qual é a Estrela Polar porque a avó os levou para o campo para conseguirem ver as estrelas, que com a iluminação nestas cidades é completamente impossível que uma criança veja que existem mesmo constelações. Ah, e sabem que as galinhas não vêm dos supermercados!
No entanto não contem com a Avó ecológica para ir ao circo! Todos aqueles animais amestrados a fazerem coisas anti-naturais põem-lhe os curtos cabelos em pé (não falemos em Touradas...).
Com alguma sorte os seus netos irão a esses divertimentos com a avó “do outro lado”.
Eu podia ser esta avó, mas o problema é que não resisto a “chinesar” e também me estou mais ou menos nas tintas para se os tecidos têm fibra porque não faço alergia a nada.
Nenhuma das minhas avós, nem a Avó Ana nem a Avó Manuela podiam alguma vez ser esta avó, nem no tempo delas nem noutro qualquer!
P.S. Ando a receber ameaças de alguns primos por ter dito que a minha Avó Manuela podia, salvaguardando a devidas proporções, ser uma avó Zara... Talvez... uma Avó Assumida?
Comments