top of page

TIPOS DE AVÓS 5 - A AVÓ EXCÊNTRICA


A Avó Excêntrica às vezes finge ser como as outras avós mas depressa se farta e rapidamente volta a ser ela própria. Excêntrica.


Ter o cabelo pintado ou não, liso ou em caracóis selvagens, curto ou comprido, é indiferente porque chapéus, turbantes, fitas e laçarotes são um acessório que ela adora e sem os quais lhe é difícil sentir-se completa. O mesmo se aplica à maneira como se veste que é, digamos... diferente.


Uma Avó Excêntrica pode vestir-se com o mais clássico saia-casaco, ou com uns jeans e uma camisa masculina. O que acontece é que conjuga o saia-casaco com um mazzantini encarnado, ou com um colar do género do da avó da fotografia, e os jeans que até podem ter um feitio normal, são muitíssimo fashion, ou seja, rotos, iguais aos da sua neta mais velha.


É que a Avó Excêntrica tem uma data de máximas, uma das quais é que "A idade é apenas um número."


A Avó Excêntrica é exímia a descobrir peças "boas" no chinês, peças que ninguém percebe onde estavam... mas que também poucas pessoas teriam lata de vestir. A forma como ela mistura essas peças com as que tem no armário também não passa pela cabeça de nenhuma das suas amigas que olham para ela com um misto de diversão e “inveja”. Chegam a pedir-lhe a sua roupa para se... mascararem, não é Catarina?


Mas a máxima: "It's better to be absolutely ridicolous than absolutely boring", é uma das que esta avó mais gosta.


Uma Avó Excêntrica é perfeitamente capaz de dizer aos filhos que não fica com os netos (às vezes a Avó Chique também diz, mas fica tão culpada que hoje em dia raramente o faz). Se tem um programa qualquer, temos pena, mas não desiste dele para ficar com os netos. Já fez a sua parte com os próprios filhos e quem decidiu ter filhos (mesmo que sejam os seus netos) não foi ela. Além disso, conta pelos dedos de uma só mão as vezes que os pais dos seus netos deixaram de fazer o que quer que fosse por não terem quem ficasse com os filhos.


Por outro lado de todos os tipos de avós, esta é a mais descomplicada: se fica com os netos não é para se chatear com eles, é mesmo para se divertir e para não regatear mimo, abraços e beijinhos. E como é também a mais diversificada de todas as avós: tanto pode contar histórias aos netos como a Avó Assumida, como ir apanhar chuva com eles, como a Avó Ecológica. Normalmente inventa programas idiotas, que, curiosamente, os netos acham uma curtição, como irem atravessar de comboio a ponte sobre o Tejo, a 25 de Abril, só porque sim, andarem para trás e para diante na passadeira da passagem aérea que liga a estação de Alcântara Mar à de Alcântara Terra, ou comprar um rolo de plástico bolha e forrar o chão da sua casa para andar com os netos em cima dele, até que não haja nem mais uma bolha para rebentar.


"My level of maturity depends on who I'm with" é outra das suas máximas e quando está com os netos a sua maturidade desce mesmo ao nível deles. Um dia convenceu-os que era tão conhecida em Portugal que as portas se abriam sozinhas só de ela chegar. Para o provar levou-os a uma porta automática onde se divertiu à ufa a mostrar-lhes, uma e outra vez, a verdade da sua afirmação... até eles perceberem que as portas também abriam para eles.


É certo que os netos, a partir de uma certa idade, ficam um bocadinho constrangidos com as figuretas em que ela se apresenta. Quer dizer, as avós dos amigos não usam aqueles bonés com uma enorme flor de cores garridas à frente, quando os vão buscar à escola pois não? No entanto depressa começam a perceber que os amigos acham a Avó Excêntrica é muito mais divertida do que as próprias avós e fazem bicha para sair também com ela.


Por isso a Avó Excêntrica anda sempre com os seus netos e os netos das outras avós a quem não ocorre levá-los à praia, de "carreira" para jogarem à bola em pleno Inverno, fazer uma caça ao tesouro ou arranjar camas de almofadas no chão para que possam dormir em casa dela tantos quantos os amigos que os netos quiserem.

A sua teoria é simples: é muito mais fácil/eficaz levar quatro ou cinco miúdos a jogar à bola do que só dois. É muito mais divertido jogar monopólio com quatro ou cinco jogadores do que apenas com dois.


Inclusive, como eles não precisam dela para jogar, pode estar no facebook ou a ver a sua telenovela preferida sem se sentir culpada por não estar a dar atenção aos netinhos! Eles estão entretidos, não estão?


Posts Em Destaque

Posts Recentes

Nenhum tag.

Procurar por tags

Arquivo

Siga-nos
  • Pinterest Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page